A Cirurgia Micrográfica de Mohs é um procedimento para a remoção de carcinomas basocelulares e espinocelulares, principalmente quando localizados na face. Conheça as principais diferenças entre esta técnica e a cirurgia convencional:

1 – Momento em que é realizado o exame no microscópio para avaliar se o câncer de pele foi completamente removido. Na cirurgia de Mohs essa análise é feita imediatamente após a remoção do carcinoma e, caso permaneça alguma raiz do tumor, novo fragmento de pele é removido imediatamente. Por outro lado, na técnica convencional, o exame é feito apenas dias depois.

2 – A cirurgia de Mohs avalia 100% das margens cirúrgicas, dando maior segurança na remoção do câncer de pele. Em contrapartida, na cirurgia convencional, são examinadas cerca de 1% a 2% das margens.

3 – Na técnica micrográfica de Mohs, é realizado um mapeamento preciso que permite localizar exatamente onde ficaram as raízes do tumor. Na cirurgia convencional, não há mapeamento.

Por essas razões a taxa de cura é mais alta na na cirurgia de Mohs, além de preservar pele sadia levando a menores cicatrizes.

Na cirurgia convencional, é necessário remover uma margem de segurança ao redor do tumor (pelo menos 3-4 mm) pois o exame é realizado dias depois e apenas em amostras da margem. 

Para saber mais, agende a sua consulta

 (41) 99137-6404 ou https://bit.ly/3r6jCpT

 Curitiba-PR

Dr. Felipe Cerci

CRM 24825