O tratamento cirúrgico é indicado para a maioria dos casos de carcinomas basocelulares e espinocelulares, que são os tumores malignos mais comuns no mundo. Entretanto, é importante ressaltar que há casos específicos que não precisam ser removidos cirurgicamente.

Existem diretrizes nacionais e internacionais – como a da NCCN (National Comprehensive Cancer Network) – que indicam qual a melhor forma de tratamento de acordo com as características do tumor como localização, subtipo histológico, tamanho, se é uma lesão que já foi tratada ou não, entre outros.

De acordo com a NCCN, carcinomas selecionados de baixo risco, superficiais e/ou pequenos, localizados no tronco ou nos membros podem ter indicação de curetagem/cauterização, que é um tipo de raspagem do tumor, ou o tratamento com cremes medicamentosos. É importante ressaltar que esses tratamentos têm indicação bem específica e NÃO devem ser usados na maioria dos casos, pois podem mascarar o tumor (tratar apenas a superfície enquanto as raízes do tumor crescem de forma escondida necessitando de intervenções maiores no futuro).

Para casos localizados no rosto, a cirurgia micrográfica de Mohs é frequentemente indicada devido à alta taxa de cura e à preservação de pele sadia.

 

Para saber mais, agende a sua consulta:
📲 (41) 99137-6404 ou https://bit.ly/3r6jCpT
📍 Curitiba-PR

Dr. Felipe Cerci
CRM 24825
Confira o meu site: www.drfelipecerci.com.br