A frequência do carcinoma basocelular aumenta com o avanço da idade. Entretanto, pacientes mais jovens também são acometidos pela doença.
Este ano, 10% dos casos operados por cirurgia de Mohs aqui na MOHS CURITIBA foram em pacientes com menos de 40 anos, uma pequena parcela dos casos. Entretanto, nesse grupo de pacientes, é igualmente importante a certeza de que o tumor foi completamente removido (para evitar futura recidiva), além de minimizar a cicatriz e evitar dano funcional (prejuízo da respiração, distorção de pálpebra, por exemplo). Por essas razões, esse grupo de pacientes também se beneficia muito da cirurgia de Mohs.
Interessante mencionar que um a cada três pacientes < 40 anos tinha sido submetido a tratamento prévio como cirurgia convencional, terapia fotodinâmica, etc. Um dos motivos por terem tentado outras opções é o receio de uma intervenção cirúrgica no rosto ainda jovem. Entretanto, é importante lembrar que os demais tratamentos têm eficácia menor quando comparada a cirurgia de Mohs, por isso esta é o tratamento de primeira linha para casos no rosto. Apesar de gerar uma cicatriz, felizmente, a maioria delas fica pouco perceptível graças ao constante desenvolvimento de técnicas de restauração.
Saiba mais em
Telefone: (41) 99137-6404
Email: contato@drfelipecerci.com.br
Dr. Felipe Cerci
CRM 24825