Um estudo recentemente publicado nos Estados Unidos aponta que 88% dos pacientes que foram submetidos à cirurgia de Mohs afirmam não ter sentido nenhum ou pouco desconforto durante o procedimento.

Na comparação com outras intervenções médicas, o índice de desconforto da cirurgia de Mohs foi similar a procedimentos como limpeza dentária e mamografia, e menor do que procedimentos como a crioterapia.

Além disso, 97% dos entrevistados afirmaram que fariam novamente o procedimento se indicado por seu médico.

A cirurgia de Mohs, além de altamente segura, gera pouca ou nenhuma dor durante sua realização. Devido à possibilidade de duração mais prolongada, para segurança do paciente, ela é geralmente realizada sob anestesia local, ou seja, o paciente fica acordado e pode aguardar confortavelmente em uma sala de espera a análise das amostras de pele retiradas pelo cirurgião de Mohs.

Fonte: Patient Discomfort During Mohs Surgery Compared with Other Common Medical Procedures. Evans T, Lee EB, Wysong A, Sutton AV. Dermatologic Surgery. 2021 Nov 1;47(11):1510-1511.

Importante mencionar que, para que o procedimento tenha o mínimo (ou nenhum) desconforto, a anestesia local deve ser realizada de forma delicada conforme preconizado.

Conhece alguém que precisa saber disso? Marque nos comentários.

Para saber mais, agende a sua consulta

 (41) 99137-6404

 Curitiba-PR

Dr. Felipe Cerci

CRM 24825