Profissional
Dr. Felipe Bochnia Cerci
Graduação em Medicina
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR, Brasil
Residência médica
Dermatologia, Hospital Santa Casa de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil
Especialização
Cirurgia dermatológica, Hospital Santa Casa de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil
Fellowship
International Fellowship, Wake Forest University, Carolina do Norte, Estados Unidos
Fellowships e aperfeiçoamentos
Cirurgia micrográfica de Mohs durante 2 anos e 4 meses nos Estados Unidos.
Mestrado
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.
58 artigos científicos publicados;
8 bolsas de estudo para congressos internacionais.
2 bolsas de estudo para aperfeiçoamentos nos Estados Unidos.
9 trabalhos científicos premiados em Congressos Brasileiros de Cirurgia Dermatológica.
Biografia
O Dr. Felipe Bochnia Cerci é um dos editores do livro “Retalhos e Enxertos em Cirurgia Micrográfica de Mohs”, juntamente com o Dr. Bruno de Carvalho Fantini. Este é primeiro livro do país focado em reconstrução de face após remoção de câncer de pele. Também é autor do livro “Combination Facial Reconstruction after
Mohs Surgery: a case based atlas”, em conjunto com o Dr. Stanislav Tolkachjov (Dallas, Estados Unidos). É o primeiro livro focado em métodos combinados de reconstrução.
Graduou-se em Medicina na PUC-PR em 2007, fez residência médica em dermatologia na Santa Casa de Curitiba (3 anos), seguido de especialização em cirurgia dermatológica no mesmo hospital (1 ano). Ainda na residência, foi um dos 3 ganhadores do Prêmio Projeto Residentes promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que lhe concedeu bolsa de estudos para a University of Texas/MD Anderson Cancer Center em Houston (Texas, Estados Unidos), maior hospital de câncer do mundo. Durante a especialização em cirurgia dermatológica, foi visiting fellow na Skin and Cancer Foundation em Melbourne, Austrália, por um mês.
Após 4 anos de formação no Brasil, realizou 2 anos e 4 meses de treinamento em cirurgia micrográfica de Mohs em centros de referência nos Estados Unidos, nos seguintes departamentos/clínicas:
– Massachusetts General Hospital – Harvard University, com o Dr Victor A. Neel, responsável pela cirurgia micrográfica de Mohs, Boston.
– Mayo Clinic (considerado o melhor hospital dos Estados Unidos), Rochester.
– Weill Cornell Medical College – New York Presbiterian Hospital, Nova Iorque.
– Mohs Surgery & Associates (atual Texas Surgical Dermatology), com o Dr. Tri Nguyen (autor do livro “Flaps and Grafts in Dermatologic Surgery”, o mais tradicional livro de reconstrução após cirurgia de Mohs nos EUA), Houston.
– Wake Forest University, que tem como chefe e fundador o Dr. Joseph Jorizzo (editor do livro “Dermatology” junto com a Dra. Bolognia, principal livro de dermatologia na atualidade), Carolina do Norte.
– Skin Surgery Medical Group, San Diego.
– Mount Sinai Medical Center, Miami.
– Cleveland University Hospitals, com o Dr. Jeremy Bordeaux, Cleveland
O Dr. Felipe Cerci tem grande interesse nas áreas de câncer de pele (carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular) e cirurgia micrográfica de Mohs, tendo participado de mais de 1.500 casos enquanto nos Estados Unidos e na Austrália, além de ter realizado mais de 2.000 casos no Brasil.
Realizou mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná com enfoque em cirurgia de Mohs e carcinoma basocelular. Atualmente, é preceptor da residência médica em dermatologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, onde orienta os residentes nas cirurgias para remoção de
carcinomas baso e espinocelulares. Também atua como um dos professores no curso da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica em São Paulo na formação de novos cirurgiões de Mohs no país.
Palestrante em eventos regionais e nacionais como no Congresso Brasileiro de Dermatologia e no Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, e também em eventos internacionais como Congresso Ibero Latino-Americano de Dermatologia (CILAD) em Madri (Espanha) e Cartagena (Colômbia), no Annual Meeting of
the International Society for Dermatologic Surgery (ISDS), na Grécia e em Taiwan, no Congresso do American College of Mohs Surgery (Phoenix, EUA) e na Jornada de la Unidad Académica de Dermatología MédicoQuirúrgica em Montevidéu (Uruguai). Em 2023, foi um dos 3 responsáveis pelo programa científico de cirurgia dermatológica/oncologia cutânea do congresso da ISDS, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro cirurgião de Mohs que atua no Brasil a dar aula no Congresso do American College of Mohs Surgery, em maio de 2024, em Phoenix, nos EUA.
É autor e co-autor de 58 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais na área de dermatologia, com enfoque na área de cirurgia de Mohs, carcinoma basocelular e reconstrução cutânea.
Teve 9 trabalhos premiados em Congressos Brasileiros de Cirurgia Dermatológica, conquistou 8 bolsas de estudo para congressos no exterior e duas bolsas para aperfeiçoamento em cirurgia de Mohs nos EUA. Apresentou oralmente trabalhos na Alemanha e nos Estados Unidos, e teve 86 pôsteres de trabalhos científicos
expostos em congressos da área.
É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, American Academy of Dermatology, European Academy of Dermatology and Venereology, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, American Society for Dermatologic Surgery, International Society of Dermatology, International Dermoscopy Society, European
Society for Micrographic Surgery e International Society for Dermatologic and Aesthetic Surgery. É um dos 12 membros do conselho (“Board”) da International Society for Dermatologic and Aesthetic Surgery.