O nariz é uma das áreas nobres da nossa face devido a questões funcionais e estéticas e, por isso, tem indicação de cirurgia de Mohs para a remoção dos carcinomas de pele.
Em termos de complexidade de reconstrução, a região nasal pode ser dividida em duas partes (terço inferior X dois terços superiores).
1 – O terço inferior é mais nobre, formado pelas asas nasais e ponta. São pelas asas que o ar entra, então, em uma reconstrução não se pode deixá-la colabar, pois isso prejudica a entrada de ar e afeta a respiração.
Além disso, as asas e a ponta são muito visíveis e importantes esteticamente. São áreas praticamente sem sobra de pele, por isso, com frequência precisam de retalhos ou enxertos de pele para restauração adequada.
2 – Nas feridas que afetam os terços superior (dorso nasal e paredes nasais), a necessidade de retalho e enxerto é menor, pois há um pouco de pele sobrando, o que reduz a complexidade.
Importante salientar que a complexidade da reconstrução está associada a outros fatores como tamanho e profundidade da ferida, variações anatômicas nasais de acordo com cada paciente, entre outros.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Coloque nos comentários!
Para saber mais, agende a sua consulta:
(41) 99137-6404 ou https://bit.ly/3r6jCpT
Curitiba-PR
Dr. Felipe Cerci
CRM 24825
Confira o meu site: www.drfelipecerci.com.br