Livro
RETALHOS E ENXERTOS EM CIRURGIA MICROGRÁFICA DE MOHS
A cirurgia micrográfica de Mohs é a técnica mais precisa para a remoção das principais formas de câncer de pele na face, sendo assim é essencial o domínio das técnicas de reconstrução das feridas cirúrgicas. Este é tema do livro “Retalhos e Enxertos em Cirurgia Micrográfica de Mohs”, primeiro no país com esse enfoque.
O livro foi lançado no dia 26 de agosto de 2022, no 75º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em São Paulo (SP).
Os autores – cirurgiões de Mohs, Felipe Cerci (PR) e Bruno Fantini (SP) – contaram com a contribuição de especialistas do Brasil, Estados Unidos, Suíça, Espanha, Portugal e Colômbia.
A segurança oncológica proporcionada pela cirurgia micrográfica de Mohs permite a reconstrução imediata das feridas operatórias, visando os melhores resultados funcionais e estéticos possíveis. Torna-se, então, fundamental o domínio das técnicas de restauração facial.
Destaques da obra
– Amplo acervo de imagens com 1.484 fotos (298 casos cirúrgicos) e 40 ilustrações.
– Documentação intra-operatória primorosa que permite a observação detalhada de cada etapa dos reparos.
– Descrição minuciosa dos diferentes métodos de reconstrução, suas vantagens, desvantagens, eventuais complicações e como conduzi-las.
– Divisão por unidades anatômicas que permite consulta rápida no dia a dia e visualização das diversas possibilidades reconstrutivas para uma mesma ferida.
– Sistema inédito que possibilita ao leitor localizar, com facilidade, todos os casos de reconstrução similares apresentados ao longo da obra.
– 22 capítulos, divididos de forma didática em subunidades anatômicas e métodos de reconstrução.
– Contempla desde os princípios básicos das reconstruções cutâneas, fundamentais para a execução de qualquer reparo, até casos complexos de retalhos interpolados e enxertos de cartilagem, incrementando o repertório do leitor, independentemente do seu grau de experiência.