As causas e o tratamento do câncer de pele são frequentemente alvos de fake news. Hoje, no dia da mentira, quero conscientizar sobre alguns mitos que já escutei em consultório e trazem preocupação:
❌ Câncer de pele não tem cura
Os carcinomas basocelulares e espinocelulares – que são os mais frequentes na população – têm altas chances de cura, quando adequadamente manejados. Há algumas opções de tratamento, que dependerão do local, tamanho, entre outros fatores. A cirurgia é o mais indicado na maioria dos casos.
❌ Protetor solar não previne câncer de pele
Em diversos estudos, o uso do protetor solar mostrou ser eficaz em reduzir o risco da maioria dos tipos de câncer de pele. Para isso, é essencial que seja aplicado de forma adequada e reaplicado dentro do período recomendado pelo fabricante na embalagem.
❌ A cicatriz da cirurgia de câncer de pele não fica discreta
Na maioria dos casos, é possível restaurar o local operado deixando uma cicatriz discreta. Claro que isso dependerá da complexidade de cada caso. A reconstrução é uma etapa extremamente importante no tratamento de um carcinoma, pois garante ao paciente bons resultados estéticos e também funcionais.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Para saber mais, agende a sua consulta:
(41) 99137-6404 ou https://bit.ly/3r6jCpT
Curitiba-PR
Dr. Felipe Cerci
CRM 24825
Confira o meu site: www.drfelipecerci.com.br
#tratamentodocâncerdepele #carcinomabasocelular #carcinomaespinocelular #cirurgiademohs #diadamentira