* Antes de mais nada, quero deixar claro que não existe conflito de interesse em relação ao conteúdo desta publicação.
Sim, porém em casos selecionados.
O uso de medicamentos tópicos como o Efurix® ou Imiquimode pode ser indicado para o tratamento de carcinomas basocelulares superficiais, em áreas específicas do corpo como tronco e membros, mas, de preferência, não na região da cabeça.
Deve-se ter em mente que as taxas de cura com o uso dessas substâncias são menores do que a cirurgia. Entretanto, essas medicações são uma “arma” a mais no nosso arsenal e, quando bem indicadas, são extremamente úteis. As taxas de cura, de acordo com múltiplas pesquisas, ficam em torno de 70% a 80% (APENAS PARA TUMORES SUPERFICIAIS NÃO LOCALIZADOS NA CABEÇA).
ATENÇÃO: Carcinomas “não superficiais” NÃO devem ser tratados com essas medicações, pois elas tendem a mascarar o câncer enquanto ele progride na parte interna da pele. Quando o tumor se manifesta novamente na superfície, já está em um tamanho maior. Usar essas medicações para tratar “carcinomas não superficiais” NÃO é recomendado pela NCCN (National Comprehensive Cancer Network), já que pode fazer com que o paciente precise de uma cirurgia de maior porte no futuro.
Para o tratamento de carcinomas com cirurgia de Mohs, agende a sua consulta:
(41) 99137-6404 ou https://bit.ly/3r6jCpT
Curitiba-PR
Dr. Felipe Cerci
Médico: CRM 24825
Dermatologista: RQE 1023
Confira o meu site: www.drfelipecerci.com.br