O artigo “What is Mohs Surgery?”, publicado na sessão “Patient Page” do JAMA Dermatology em 2020, explica de forma concisa a Cirurgia Micrográfica de Mohs, abordando suas indicações, benefícios e pontos chaves.

Os autores destacam que a Cirurgia de Mohs é especialmente útil quando o tumor tem UMA OU MAIS dessas características: está em localização crítica (como cabeça, mãos), tratamentos anteriores falharam (recidiva), tumores mal delimitados.

Outros pontos importantes destacados são:

Geralmente é realizada com o paciente acordado, sob anestesia local (para maior segurança);
O mesmo médico, um dermatologista adequadamente treinado em cirurgia de Mohs, é que realiza a remoção do tumor e a análise das margens cirúrgicas no microscópio.
Enquanto é realizado o preparo e a análise das margens no microscópio, o paciente aguarda confortavelmente em uma sala de espera.

As feridas operatórias são reconstruídas logo após a confirmação de que as margens estão livres. Na grande maioria das vezes, o próprio cirurgião de Mohs as reconstrói.
A duração da cirurgia varia, mas a maioria leva poucas horas.

Para quem tiver interesse, o acesso do artigo é aberto. Basta digitar no google “What is Mohs surgery?” que ele aparecerá para leitura.

Dr. Felipe Cerci
CRM 24825 | RQE 1023
Dermatologista – Cirurgia Micrográfica de Mohs
www.drfelipecerci.com.br