Após uma cirurgia micrográfica de Mohs para o tratamento de câncer de pele, a ferida operatória do paciente é reconstruída com a aproximação dos tecidos ao redor de onde estava o câncer. Isso pode ser realizado com aproximação das bordas da ferida, com retalhos (doação de pele ao redor), enxertos (doação de pele à distância) ou deixado cicatrizar por conta própria em casos específicos.
Entre os cuidados locais necessários no período pós-operatório está a utilização do curativo até a remoção dos pontos dentro de uma a duas semanas. Em alguns casos, pode ser necessário usar o curativo por mais tempo até a cicatrização completa.
Além disso, deve-se evitar que a área fique exposta ao sol, já que os raios ultravioletas podem fazer com que a cicatriz leve mais tempo para clarear. O uso de protetor solar deve ser retomado assim que deixar de usar o curativo.
Lembrando que a cicatrização completa leva meses. Ou seja, apesar de a superfície cicatrizar antes, a “acomodação” interna da pele leva mais tempo.
Para saber mais, agende a sua consulta:
(41) 99137-6404 ou
https://bit.ly/3r6jCpT
Curitiba-PR
Dr. Felipe Cerci
CRM 24825